Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
CIDADANIA
QUAL O MAIOR EXEMPLO DE CIDADANIA?
CUIDAR DA NATUREZA
DAR UM BOM EXEMPLO
APAGAR AS LUZES AO SAIR
SER GENTIL COM O PRÓXIMO
NÃO JOGAR LIXO NA RUA
RESPEITAR O PRÓXIMO
SER PRESTATIVO
FECHAR A TORNEIRA AO SAIR
Ver Resultados



ONLINE
1


Partilhe esta Página

https://imagens.kboing.com.br/player2010/imagens/imgfalse.gif



Total de visitas: 382059
SUDOESTE CIDADANIA
SUDOESTE CIDADANIA

ANDRÉ CAIRO - RIO VERRUGA E CANAIS CONTAMINADOS EM CONQUISTA - TV SUDOESTE

 

 

JUÍZA AVALIA SEMINÁRIO DE CIDADANIA EM ITAPETINGA.

 

 

 

 

SUDOESTE HOJE

ITABUNA GANHA NOVO SAC, ITAPETINGA VAI GANHAR UM “DEFUNTÓDROMO”

sac itabuna

 

 

Uma nova unidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) foi inaugurada pelo governador Rui Costa no interior do estado, nesta segunda-feira (19), desta vez em Itabuna, no sul da Bahia. O posto localizado no Shopping Jequitibá vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, com capacidade para realizar 30 mil atendimentos, por mês, alcançando a população de 89 municípios da região.

Em Itapetinga, cidade polo de uma importante micro-região, com população em torno de 80 mil habitantes, os moradores ainda precisam esperar a chegada do Sac Móvel, que só aparece de ano em ano, para tirar uma simples carteira de identidade, porque o prefeito da cidade deu preferência a um ‘Defuntódromo’ (IML), ao invés de lutar por um SAC, que é muito mais útil para quem ainda está vivo.

O gosto ‘sucupiriano’ do prefeito é assustador…

Por Davi Ferraz

 

aprochego.com

 

Cidades do sudoeste terão salas de Cidadania do Incra

 

Os serviços prestados pelo Incra serão ampliados com a criação de salas da Cidadania nos municípios de Antonio Cardoso, Aporá, Itambé, Livramento de Nossa Senhora, Manoel Vitoriano, Jussari e Lagedo do Tabocal. As demandas de famílias assentadas e de proprietários rurais via web, por meio de um portal específico, agora serão atendidas nessas sete cidades baianas. 

Os municípios contemplados, que estão em sete territórios de identidade, tiveram os extratos dos acordos celebrados entre o Incra/BA e as prefeituras, publicados no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (05). 

O Incra planeja assinar acordos de cooperação técnica com mais 38 prefeituras até o final de 2014. No último dia 15/10, foram firmados acordos com cinco prefeituras, e agora com a adesão dos sete municípios, são 12 prefeituras com acordo de cooperação técnica firmados este ano. 

Próximos passos 

O Instituto agora irá treinar os servidores municipais para atuar com o sistema da Sala da cidadania que no momento atua com 15 serviços para os cidadãos do campo. Dentre eles, os proprietários de imóveis rurais e seus trabalhadores terão disponíveis serviços de emissão de Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) para áreas de até 15 módulos fiscais e acesso às declarações para a aposentadoria rural. 

Já os trabalhadores rurais assentados poderão, por exemplo, renegociar dívidas do Programa Nacional de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Pronaf), nas modalidades A e A/C; ter emitidas declarações de aptidão (DAPs) e para aposentadoria, além de obter espelhos do Sistema de Informações de Projetos de Reforma Agrária (Sipra).  

Segundo o Chefe da Divisão de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Incra/BA, Aroldo Andrade, hoje têm muitas prefeituras interessadas em fazer o acordo  de cooperação técnica, aproximando mais o Incra de seu público. 

Localização 

Os municípios contemplados estão em territórios de identidade diferentes. Antonio Cardoso fica no território de Portal do Sertão e Aporá está localizada no Litoral Norte. Já a cidade de Itambé fica no Sudoeste e Livramento de Nossa Senhora no Sertão Produtivo. O município de Jussari está no Sul do estado, enquanto Lagedo do Tabocal fica no Território de Identidade Vale do Jiquiriçá e Manoel Vitorino no Médio Rio de Contas. Em todas essas regiões o dia a dia do produtor rural será facilitado com os serviços prestados agora, pelas prefeituras.

 

Sudoeste Bahia

 

Eduardo Campos morre em acidente aéreo em Santos/SP

 

 

 

Um acidente aéreo causou a morte de Eduardo Campos (PSB), candidato à Presidência da República (2015-2019). O avião em que viajava caiu em uma área residencial na cidade de Santos (SP), próximo à base aérea onde pousaria. Segundo informações, o avião tentou uma aterrissagem, mas, provavelmente pelo mau tempo no local foi obrigado a arremeter. Momentos após, moradores vizinhos à área afirmam que o avião apresentava fogo nas turbinas numa rota de colisão com o solo. O avião modelo Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, vinha do Rio de Janeiro e tinha sete pessoas a bordo. O aparelho caiu entre as ruas Alexandre Herculano e Vahia de Abreu, no bairro Boqueirão, na zona leste de Santos. A Aeronáutica já iniciou a apuração do ocorrido. Os candidatos Dilma Roussef (PT) e Aécio Neves (PSDB), suspenderam todos os seus compromissos de campanha. Campos realizou uma entrevista ao Jornal Nacional da Rede Globo, na noite desta terça-feira e, hoje, seria a vez da Presidenta Dilma Roussef, que cancelou o compromisso devido à tragédia com Eduardo Campos.

 

Políticos se mobilizam para criação de uma universidade federal na região Sudoeste

 

 

 

Continuam as negociações para criação de uma universidade federal para região Sudoeste, do Estado da Bahia. A Universidade Federal da Bahia (UFBA) entregará o projeto da nova universidade ao Ministério da Educação, até o final de agosto. O Senador Walter Pinheiro (PT) e Waldenor Pereira participaram de uma audiência com o Ministro da Educação, Henrique Paim, nesta terça-feira, dia 05 de agosto, quando expuseram as condições sócio-econômicas da região favoráveis à criação da universidade. O Ministro se comprometeu a desenvolver esforços para o atendimento da reivindicação.

 

MEC divulga lista de selecionados pelo Sisutec

 

 

 

Foi divulgada a lista dos convocados pelo Sisutec, disponível no site do sistema. Os selecionados devem confirmar a matrícula entre 6 e 8 de agosto. A seleção foi feita sobre concluintes do ensino médio que tenham feito inscrição no ENEM, desde que tenham obtido qualquer pontuação na redação, diferente de zero. As vagas restantes serão oferecidas online a todos que concluíram o ensino médio, mesmo sem inscrição no ENEM. A divulgação e o prazo de matrícula estão definidos para 11 e 20 de agosto.

 

Professores da UESB aprovam indicativo de greve

 

 

 

Os professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) aprovaram na última semana, indicativo de greve para o início do próximo semestre letivo, com possibilidade de uma greve por advertência ser realizada. Os profissionais agiram em resposta à negativa do Governo do Estado em relação ao projeto de lei para a desvinculação de vagas por classe, além dos problemas orçamentários enfrentados pelas universidades estaduais, a negação de direitos e a precariedade das condições de trabalho e estudo. 

 

MEC prorroga inscrições para o Programa Mais Educação

 

 

 

As escolas brasileiras tem até o dia 30 de agosto para se inscreverem no programa Mais Educação, do Ministério da Educação. O prazo que seria finalizado nesta segunda-feira, dia 04, foi prorrogado pelo MEC. São escolhidas escolas com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), grande número de estudantes de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família ou localização em regiões de vulnerabilidade social. A escola que aderir ao programa deve iniciar jornada de 7 horas diárias, ou 35 horas semanais, oferecendo às crianças três refeições durante o dia letivo. O Programa oferece cinco macrocampos temáticos para escolha da escola: acompanhamento pedagógico (obrigatório), educação ambiental, esporte e lazer, direitos humanos em educação, cultura e artes, cultura digital, promoção da saúde, comunicação e uso de mídias, investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica. Atualmente, 49 mil escolas participam do programa, e a meta é chegar a 60 mil.

 

IFBA abre mais de 6 mil vagas para processo seletivo em cursos técnicos e superiores

 

 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), oferece mais de 6 mil vagas para cursos técnicos e de nível superior, nos 16 campi baianos, todos de forma gratuita. A duração dos cursos varia conforme a modalidade escolhida, entre dois e cinco anos. Dentre os cursos mais procurados estão as engenharias elétrica, mecânica, química, civil e ambiental; as licenciaturas de geografia, matemática, física, química e computação; e os técnicos em eletrotécnica, eletrônica e informática. O Enem (60%) e o Sisu (40%) serão utilizados para preenchimento das vagas. As provas estão previstas para 7 de dezembro. As inscrições, mediante taxa de R$ 30, poderá ser realizadas até o dia 10 de setembro, no  portal do IFBA. No portal, também, podem ser obtidos todos os detalhes do processo seletivo.

 

Justiça Eleitoral recebe lista do TCM com políticos condenados

 

 

 

A Justiça Eleitoral recebeu a lista dos políticos que tiveram contas rejeitados pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), entre 2005 e 2012. Na relação estão gestores que tiveram contas rejeitas por irregularidades insanáveis, configurando ato doloso de improbidade administrativa. A lista será utilizada pela Justiça Eleitoral no julgamento dos pedidos de registro de candidatura para as eleições de outubro. Os candidatos condenados poderão ter seus registros negados e não concorrerão às eleições 2014.

 

Eleições 2014: propaganda eleitoral começa em 6 de julho

 

 

 

A propaganda eleitoral começa dia 6 de julho com regras mais rigorosas sobre a divulgação dos partidos e candidatos. Conforme as novas regras, as atividades partidárias de campanha deverão ser comunicadas à polícia, com antecedência de até 24h. Outra norma institui a divulgação dos valores pagos à divulgação realizada em jornais impressos. Continuam proibidas as realizações de “showmícios” e qualquer apresentação remunerada de artistas. A justiça eleitoral punirá, ainda, a oferta de dinheiro e atividades que perturbem o sossego público, caluniem pessoas ou que desrespeitem os símbolos nacionais.

 

 

Sudoeste da Bahia comemora dia Global da Juventude

 

E se Jesus voltasse hoje ?

 

 

No último sábado (15/03) foi comemorado o dia global da juventude. No sudoeste da Bahia, os jovens adventistas decidiram festejar este dia de forma diferente.  Em Jequié, eles se dirigiram para a praça e semáforos, manifestando a sua fé em forma de oração pelas pessoas que passavam; entregaram folhetos missionários nos sinais e louvaram em alta voz.

Em Vitória da conquista, a juventude adventista também foi para as ruas e mesmo debaixo de chuva, alegraram os motoristas que passavam na rodovia, com mensagens sobre o amor de Jesus. Depois, eles foram para a Rodoviária da cidade e lá cantaram e presentearam os passageiros com literatura cristã. No fim da tarde, eles foram para um dos hospitais da cidade e também com louvor e oração emocionaram os pacientes. 

Atividades como estas também aconteceram em Barreiras e foi neste espirito de solidariedade e de amor, que os jovens adventistas do sudoeste e oeste baiano comemoraram o seu dia. Acompanhe a reportagem que será exibida hoje as 19:30h no programa Revista Novo Tempo da emissora  Novo tempo de Comunicação  e veja  como tudo aconteceu.

 

LÚCIO DETONA PESQUISA DATA NILO: “RESULTADOS MANIPULADOS”

 

:

 

Batizado como ‘DataNilo’, a ‘Bahia Pesquisa e Estatística’, de propriedade do deputado governista Marcelo Nilo, registou no TSE pesquisa de intenção de voto sob número BA-00007/2014 e, embora ainda esteja em fase de preparação, a chapa da oposição promete barrar na justiça a veiculação da amostragem.

“Respeito ele (Marcelo Nilo) como parlamentar. Tenho que reconhecê-lo como político, mas como fabricante de pesquisa, não sei quem é. Esse instituto já provou que não é sério, eles manipulam resultados”, diz o deputado Lúcio Vieira Lima, do PMDB.

 

10º Festival de Inverno da Bahia, ao vivo, pelo Multishow

 

 

 

Os fãs do 10º Festival de Inverno da Bahia, contarão com uma grande novidade, neste ano. O canal Multishow, da Globosat, transmitirá o evento completo e ao vivo. Como foi divulgado anteriormente pelo Sudoeste Bahia, a programação está definida da seguinte forma: na sexta-feira, dia 29 de agosto, show com Skank, com início às 21h; no sábado, dia 30, as atrações são CPM 22 e Natiruts, início às 21:55h; no domingo, último dia do Festival, shows com Capital Inicial, Paralamas do Sucesso e Luan Santana, com início às 20h.

 

Justiça eleitoral caça mandatos de prefeito e vice-prefeito de Santana

 

 

 

A juíza da 99ª Zona Eleitoral, Tathiana Freitas de Paiva Macedo, cassou os mandatos do Prefeito e Vice-Prefeito de Santana, no oeste da Bahia, respectivamente, Wilson Neves de Almeida e José do Nascimento, por propaganda eleitoral antecipada, para as eleições de 2012, além de cassar os direitos políticos por oito anos, do ex-prefeito, Marco Aurélio Santos Cardoso. A decisão judicial atendeu a uma ação movida pela Coligação “Santana quer e pode muito mais”. A decisão judicial não possui efeitos imediatos, pois os condenados ainda podem recorrer a instâncias judiciais superiores e responderão no exercício dos cargos, para os quais foram eleitos.

 

UESB divulga listas dos aprovados em segunda chamada para o vestibular 2014

 

 

Dois novos editais foram divulgados nesta quarta-feira, dia 6 de agosto, com os nomes dos convocados para a segunda chamada do Vestibular 2014, pela Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB). As listas podem ser acessadas no Edital 121/14 e a quarta chamada do SISU disponível no Edital 122/14. Os candidatos convocados deverão efetivar suas matrículas nos dias 13 e 14 de agosto, na Secretaria de Cursos do campus onde foi aprovado, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30.

 

O Senado Federal aprovou projeto que autoriza descontos nas compras à vista

 

 

O Senado Federal aprovou projeto de lei que libera a aplicação de preços diferentes, nas compras à vista ou com cartão de crédito, na sessão desta quarta-feira, dia 6 de agosto. A matéria será votada na Câmara dos Deputados. Se for aprovada e sancionada, a nova lei modifica a legislação que vigora desde 1989, que proíbe preços distintos às mercadorias nos casos de pagamento por cartão de crédito. Com a medida aprovada, o comerciante poderá voltar a estabelecer preços diferentes para o mesmo produto, no caso de o pagamento ser feito à vista ou no cartão.

 

Reunião discute LOBs dos Bombeiros e PMs. Votação na ALBA prevista para agosto

 

 

 

Uma nova reunião foi realizada nesta segunda-feira, dia 14 de julho, na Assembleia Legislativa da Bahia, com representantes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, secretários do governo estadual e deputados. O objetivo é a discussão para viabilizar a aprovação das Leis de Organização Básicas (LOB), das duas categorias. Diversos pontos foram corrigidos e outros acrescentados. Antes do recesso, a ALBA definiu a votação das LOBs para a segunda semana de agosto. Os participantes marcaram nova reunião para o início de agosto, quando será acertado o texto final para votação na Assembleia.

 

Estado da Bahia receberá R$ 400 milhões para investimento no semiárido

 

 

 

O Estado da Bahia receberá crédito de R$ 400 milhões do Governo Federal para investimento na região do semiárido, em programas de inclusão social e produtiva. Os recursos foram viabilizados a partir da aprovação, pelo Senado Federal, de autorização para que a União contraia créditos externos, que garantirão os recursos necessários ao financiamento, na sessão plenária desta quarta-feira, dia 17 de julho, junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), que serão aplicados, especificamente, no Programa de Inclusão e Desenvolvimento Socioeconômico do Estado da Bahia (Proinclusão II). Outros recursos serão obtidos junto ao Fundo Internacional para Desenvolvimento da Agricultura.

 

O Papa Francisco pediu perdão pela perseguição dos católicos aos protestantes

 

 

 

O Papa Francisco se reuniu com o Pastor Protestante Giovanni Traettino. No encontro, o Pontífice pediu perdão pelas perseguições realizadas por católicos contra protestantes. A reunião histórica foi realizada em Caserta, cidade do sul da Itália, e contou com a presença de 350 integrantes do protestantismo. O Papa pediu que os cristãos se unam na diversidade, ajudem os mais fracos e necessitados e caminhem ao lado de Deus.

 

Procon/BA inicia atendimento à população através de plataforma na internet

 

 

O Procon/BA disponibilizou uma plataforma que facilitará a consulta e o registro de queixas por parte da população e respostas pelas empresas. O sistema foi desenvolvido pelo Ministério da Justiça. O consumidor, agora, não precisará procurar pessoalmente o Procon, e as empresas que aderirem ao serviço poderão responder mais rapidamente, através do mesmo sistema. Vale ressaltar que a participação da empresa requer uma série de compromissos assumidos com o Procon, no de sentido analisar, conhecer e investir esforços para agilizar a solução de problemas apontados pelos consumidores.

 

Conquista: homem espera por cirurgia durante 40 dias nos corredores do Hospital Geral

 

 

 

O pintor José Henrique Oliveira, de 18 anos, ficou quarenta dias em uma maca nos corredores do Hospital Geral de Vitória da Conquista, aguardando por uma cirurgia na perna, após sofrer um acidente no trabalho. O Hospital está com os corredores superlotados há, pelo menos, quatro anos. As obras da UPA que está sendo construída ao lado do HGVC, estão com vários meses de atraso, pois, segundo o cronograma inicial, a unidade já deveria estar funcionando, o que aliviaria a situação no Hospital Geral. O Governo do Estado explica que o atraso se deve ao aumento da fiscalização do Ministério da Saúde, sobre todas as obras do setor.

 

Conquista: organização divulga ordem das atrações do 10º Festival de Inverno

 

 

O público que participará do 10º Festival de Inverno da Bahia, já sabe quais são as atrações e em quais dias seus ídolos se apresentarão. A organização do evento publicou a ordem de apresentação dos artistas. Na primeira noite, dia 29 de agosto, subirão ao palco Skank, Gilberto Gil e o grupo Ira. No sábado, de 30, o som fica por conta de Vanessa da Mata, CPM 22 e Natiruts. No último dia, domingo, dia 31, teremos shows com Paralamas do Sucesso, Capital Inicial e Luan Santana. O Festival, já considerado como o maior do interior do Nordeste, disponibiliza atrações no palco principal, no palco do rock, no barracão universitário, na tenda eletrônica, no camarote vip e no Espaço Gourmet.

 

Eleições: Rui Costa visita vários municípios do sudoeste baiano, neste domingo

 

 

 

O candidato ao governo da Bahia, Rui Costa (PT), percorreu várias cidades do sudoeste baiano neste domingo, dia 03 de agosto: Boquira, Macaúbas, Rio do Pires e Caturama. Finalizou a caminhada com um comício em Paramirim. Rui, acompanhado de Otto Alencar, candidato ao Senado, e João Leão, candidato a vice, enfatizou a necessidade da união popular para conseguir melhorias e benefícios à comunidade. Apontou, ainda, a qualidade das estradas construídas ou reformadas pelo governo do estado, na região da Serra Geral.

 

Poções: gerente do Banco do Brasil foi sequestrado junto com sua esposa

 

 

 

Assaltantes sequestraram o gerente do Banco do Brasil de Boa Nova e sua esposa, em Poções, na manhã desta segunda-feira. Em seguida, o gerente foi obrigado a sacar dinheiro na agência bancária. Ao ser acionada, a Polícia iniciou negociação com a quadrilha que libertou a esposa do gerente, na cidade de Dario Meira. Nenhum valor foi levado e a polícia prossegue as buscas na região. Os nomes das vítimas não foram divulgados.

 

Brumado: tráfico utiliza tecnologias de ponta para comercializar drogas

 

 

 

O crime organizado, principalmente, o tráfico de drogas, mergulha no mundo tecnológico para melhor desenvolver as ações ilícitas. Este requer maior agilidade e modernização das forças policiais e da estrutura judiciária. As policias civil e militar de Brumado, após um período de investigações, descobriu traficantes utilizando de recursos tecnológicos modernos para agilizar o comércio ilegal de drogas. Segundo declaração de investigadores, interceptações feitas pela polícia, descobriram troca de mensagens através do WhatsApp, com pedidos e informações sobre a compra e o recebimento dos produtos do tráfico. Ainda segundo a polícia, esta é uma prática que está disseminada por todo o país.

 

Caetité, pequenina mas ilustre – Por Luzmar Oliveira

 

O Mestre Anísio Teixeira: O Educador Assassinado Pela Ditadura

 

 

A 12 de julho de 1900, nasce em Caetité, Bahia, aquele que iria revolucionar a educação no Brasil, com reflexos no mundo ocidental. É Anísio Spínola Teixeira, intelectual, advogado, professor e escritor.

Filho de Deocleciano Teixeira, médico e político, tendo em sua árvore genealógica nomes como Aristides Spínola e o jurista Joaquim Spínola, Anísio é um dos criadores da Escola Nova que, em seus pressupostos, veio em defesa de um ensino público gratuito, obrigatório e laico.

Dentre tantas escolas que fundou, destacamos sua influencia na reabertura da Escola Normal de Caetité enquanto Secretário da Educação no governo Goes Calmon em 1945 (cargo à época chamado Inspetor Geral de Ensino), e, mais tarde, na sua transformação e mudança para o novo prédio que hoje recebe o seu nome – Instituto de Educação Anísio Teixeira – IEAT.  Também sua participação na criação da Universidade do Distrito Federal.

Foi influenciado pelo educador norte americano John Dewey, o qual conheceu durante sua permanência a estudos nos Estados Unidos, onde se formou e se doutorou, e de quem traduziu, para o português, algumas obras. Entre 1935 e 1945, refugia-se em Caetité, vítima de perseguição do governo Vargas.

Em 1946 assume o cargo de Conselheiro da UNESCO e, no ano seguinte, volta a ser Secretário de Educação da Bahia, cargo que também exerceu no Rio de Janeiro.

Defendeu sempre a educação pública gratuita, participando dos debates da implantação da Lei Nacional de Diretrizes e Bases e, em 1963, ao lado de Darcy Ribeiro, participa também da fundação da Universidade Federal de Brasília, de onde foi Reitor, cargo do qual foi afastado no ano seguinte pela ditadura militar. Parte então em exílio e torna-se professor das Universidades de Colúmbia e Califórnia, voltando ao Brasil tres anos depois como consultor da Fundação Getúlio Vargas.

Morre aos 70 anos no Rio de Janeiro, a 11 de março de 1971, em condições suspeitas.  Na verdade, morre assassinado pela maldita ditadura militar. Aquela que ceifou milhares de vidas e que fabricou órfãos sem fim.

 

CASA DE ANÍSIO TEIXEIRA

 

Em 1998 é criada em Caetité, agregada e administrada pela Fundação Anísio Teixeira (RJ), uma entidade cultural. A mesma está sediada na casa onde nasceu o educador, que hoje é tombada e patrimônio da referida Fundação.

Foi devidamente restaurada pelo IPAC, órgão do Governo da Bahia. Preserva e divulga o pensamento e a obra de Anísio Teixeira e promove a educação e seu desenvolvimento sob o ponto de vista do mesmo, suas idéias e princípios.

Ali existe um Centro de Memória preservando sua arquitetura e mobiliário nos conformes dos séculos dezenove e vinte. Abriga também biblioteca pública, um Cine-Teatro/Auditório, oficina de arte e educação, CDC, um pátio para eventos e ainda uma biblioteca digital móvel.

 

O ASSASSINATO DE ANÍSIO TEIXEIRA:

 

O rastro de sangue deixado pelos militares, que maltrataram e sufocaram a população brasileira por algumas décadas do século XX, hoje é apurado pela Comissão Nacional da Verdade. Criada pela Lei 12528/2011 e instituída em 16 de maio de 2012, a CNV tem o objetivo de apurar as graves violações dos Direitos Humanos ocorridas entre 18.09.1946 e 05.10.1988.

Dentre esses milhares de crimes, há a morte de Anísio Teixeira. Rio de Janeiro: No dia 11 de março de 1971 o educador desaparece misteriosamente. Trabalha pela manhã na FGV, na Praia do Botafogo. Sai dali às 11h, a pé, em direção ao apartamento de Aurélio Buarque de Holanda, Praia de Botafogo, 48. Foi andando. Queria seu voto para ser membro da ABL. Almoçariam juntos e dali seguiria para a Editora Civilização brasileira localizada na Glória, de onde era consultor.

Anísio Teixeira era britânico em seus horários e rotinas. Como naquela noite não chegou à sua casa no horário, Emilia Ferreira Teixeira, sua esposa, ficou preocupada e começou a contatar filhos e parentes. Várias conjecturas foram acenadas, mas o tempo passava e nada de notícias.  No dia seguinte, o jornalista e genro de Anísio descobre que o mesmo não esteve com Aurélio, e recebe a notícia do acadêmico Abgar Renault que seu sogro foi detido pela Aeronáutica para “averiguações”. E dois dias depois os jornais já noticiavam seu desaparecimento quando, pelo telefone, a polícia avisa sua filha Anna Christina que seu corpo foi encontrado no fosso do elevador do prédio onde morava Aurélio Buarque de Holanda, de onde foi tirado sem perícia técnica e levado ao IML. Feita a necropsia na frente de amigos do educador, inclusive três médicos, foram constatadas duas grandes lesões traumáticas no crânio e na região supra-cavilar, impossíveis de existir em decorrência da suposta queda. Havia também uma espécie de cassetete de madeira junto ao corpo, presumivelmente causador das tais lesões. E, de repente, apareceram dois funcionários do IML afirmando que a morte foi em decorrência da queda.

Observações e inspeções feitas no dito fosso, mostraram abertamente que o corpo do Caetiteense não poderia ter caído do alto e chegado onde foi supostamente encontrado, pois não teria como ter passado pelas vigas logo acima que distavam uma da outra apenas cerca de 20 centímetros. Também todas as portas do elevador, em cada andar, foram testadas e não se abriram. Os óculos do educador estavam intactos, sem rachaduras ou arranhões (Note-se que naquela época ainda não existiam as lentes inquebráveis).

O professor da UFRJ, Francisco Duarte Guimarães que assistiu a autópsia, afirma categoricamente que Anísio Teixeira foi assassinado. E essa foi também a opinião de todos que ali estiveram presentes, inclusive do seu sobrinho Francisco Duarte Guimarães.

A polícia tratou o fato como acidente, embora houvesse muitas evidências de ter sido assassinado e tentou culpar os serventes do prédio onde o corpo foi encontrado, versão não aceita pela família do morto que, assim, resolveu suspender as investigações.

O crime está sendo investigado pela Comissão Nacional da Verdade e pela Comissão da Memória e Verdade Anísio Teixeira, da Universidade de Brasília, tendo sido autorizado mediante assinaturas do seu filho Carlos Antonio Ferreira Teixeira, por Haroldo Lima, ex-deputado federal e seu sobrinho neto e por João Augusto de Lima Rocha, Professor da Escola Politécnica da UFBA e autor do livro “Anísio em Movimento”, de onde estas informações foram retiradas.

Ao processo ainda estão anexados matéria do Jornal Última Hora de 15 de março de 1971, onde foi levantada a hipótese de ter sido o crime premeditado e jamais acidental.

Espera-se assim que, embora tardiamente, seja esclarecido esse assassinato, um dos milhares cometidos por uma ditadura desalmada, cruel, sangrenta, desrespeitosa que por tantos anos assolou nosso país, deixando um sem número de órfãos, viúvas, mães sem filhos e um milhão de problemas e traumas. Deixou mulheres e homens açoitados, cegos, aleijados, feridos no mais íntimo do seu ser. Estupros e lesões. Loucuras. Marcas que só o tempo e a misericórdia Divina apagarão. A mancha mais cruel e triste da nossa pátria amada Brasil! “Ditadura nunca mais!”

Luzmar Oliveira - luz.luz2010@hotmail.com – WhatsApp: 71 9950-3115

 

 

O golpe do envelope vazio continua fazendo vítimas nas agências bancárias

 

 

 

Um golpe muito conhecido da praça continua fazendo vítimas em várias cidades, conhecido como golpe do envelope vazio. A Polícia Militar de Vitória da Conquista alerta as pessoas contra os golpistas que fingem depositar dinheiro no caixa eletrônico, quando, na realidade, introduzem um envelope vazio. A vítima só percebe o fato quando o banco abre os envelopes e nada encontra em seu interior. O depósito em caixa eletrônico não pode ser considerado como o depósito imediato em conta, pois as agências bancárias recolhem os envelopes horas após, assim, qualquer pagamento só deve ser aceito quando se verificar o depósito real feito pela agência bancária, ou se a pessoa realizou o depósito na “boca” do caixa. O recibo emitido pela máquina, também, não é um recibo de depósito, informa apenas que uma certa quantia poderá ser acrescentada à conta bancária. Dessa forma, os bancos também não podem ser responsabilizados por estes golpes. O prejuízo é arcado completamente pela vítima.

 

 

 

Pesquisa indica onde há emprego na Bahia; confira

 

Serviços lideram geração de empregos na Bahia. Setor criou 66,7% do saldo de vagas do 1º semestre, segundo o Caged

 

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que mede o emprego formal (com carteira assinada), revelam que é mais fácil encontrar uma vaga de emprego na Bahia se ela estiver no setor de Serviços e fora de Salvador.

O setor de Serviços foi responsável por 66,7% do saldo positivo na Bahia nos seis primeiros meses do ano. Foram criados  16.431 novos postos de trabalho nesse segmento. Neste período, o estado abriu 24.605 vagas formais em todos os  setores, com 421.154 admissões e 396.549 desligamentos.

 

Para o economista Gervásio Santos, esse desempenho do setor de Serviços já era esperado. “A Copa do Mundo deu uma injeção de recursos muito grande na economia”. Ele diz que 2014 será um ano atípico, já que, além do mundial de futebol, terá eleições, em outubro. “Tanto a Copa quanto as eleições agitam a economia e estimulam ainda mais o setor”, destaca ele, que é professor do Departamento de Ciências Econômicas da Ufba.

Santos diz  que o aumento de renda da população também impacta diretamente no resultado do setor. “Com mais dinheiro nas mãos, as pessoas passaram a ter mais acesso a lazer, bem-estar, saúde, educação. Tudo isso afeta o setor de serviços”, justifica. Segundo o diretor de pesquisas da SEI, Armando Castro, dos 580 mil empregos gerados na Bahia nos últimos sete anos, 66% foram criados nos setores de Serviços ou Comércio, 51% no interior e 98% em micro e pequenas empresas. “Isso é consequência do efeito multiplicador do aumento da renda dos mais pobres via transferência direta de renda”, diz.

 

Restaurante Na prática, esses números são explicados pelo maître Robson Almeida, 42 anos, que define assim o mercado de trabalho na área de Turismo: “Quem trabalha certo tem boa audiência e só fica desempregado por opção”. Contratado para integrar a equipe do restaurante Mahi Mahi no mês de junho, ele contribuiu para que o setor de Serviços, que inclui desde bares a negócios relacionados a beleza, fosse o destaque  na geração de empregos no 1º semestre de 2014 na Bahia.

Mas as atividades relacionadas ao turismo não são as únicas responsáveis pela liderança do setor de Serviços. A técnica do Observatório do Mercado de Trabalho da Bahia e economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socieconômicos (Dieese), Flávia Rodrigues, informa que o subsetor de comércio e administração de imóveis, valores mobiliários e serviço técnico gerou 7.091 vagas formais no período, ou seja, 43,2% do total. “A construção civil trabalha com um cronograma. À medida que as obras são concluídas, é preciso mão de obra para comercializar ou administrar os empreendimentos”, analisa.

O sócio presidente da Ello Imóveis, José Azevedo Filho, conta que ampliou o quadro de funcionários da imobiliária em 25% no semestre. O reforço, segundo ele, foi para  cargos de gerente de vendas de imóveis e administrador dos empreendimentos. Ao todo, foram 15 admissões no período. “Os números do Caged retratam uma realidade de mercado. Entramos em campo quando os empreendimentos ficam prontos”, declara, informando que, desde o ano passado, a Ello está em processo de interiorização e hoje está presente em nove municípios baianos.

 

 

 

Jovens fazem “rolezinho” em shopping de Conquista e são abordados pela PM

 

 

Depois de mais de 640 jovens programarem pelo Facebook um “rolezinho” no Shopping Conquista Sul, no município de Vitória da Conquista no Sul da Bahia, no início da tarde de domingo (27), policiais militares abordaram os jovens dentro do shopping.

De acordo com informações publicadas pelo blog Itambé Agora, nenhuma situação de tumulto foi encontrada durante a abordagem. O encontro marcado pela internet dava conta de uma manifestação pacífica, mas a segurança do shopping também tentou impedir a ação.

 

 

 

Acidente deixa 5 pessoas feridas próximo a Vitória da Conquista

 

10557432_508736629269701_3010981089067621593_n

 

Por volta das 16h da última quarta-feira (30) mais um acidente foi registrado no trecho da BR-116, na cidade de Planalto, distante cerca de 40 km de Vitória da Conquista. Segundo o site Tito Notícias, um dos veículos realizou uma ultrapassagem proibida e colidiu frontalmente com outro que seguia em sentido contrário.

 

10455444_508737715936259_5268943700140263702_n

 

Com o impacto da colisão, cinco pessoas ficaram feridas, quatro delas foram encaminhadas para o hospital de Planalto e uma mulher que sofreu ferimentos mais graves foi levada para um hospital de Vitória da Conquista.

 

O que é Cidadania 

 

A origem da palavra cidadania vem do latim “civitas”, que quer dizer cidade. A palavra cidadania foi usada na Roma antiga para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer. Segundo Dalmo Dallari:

 

“A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social”.

 

<sp?????l???u?an>(DALLARI, Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Moderna, 1998. p.14)

 

No Brasil, estamos gestando a nossa cidadania. Damos passos importantes com o processo de redemocratização e a Constituição de 1988. Mas, muito temos que andar. Ainda predomina uma visão reducionista da cidadania (votar, e de forma obrigatória, pagar os impostos... ou seja, fazer coisas que nos são impostas) e encontramos muitas barreiras culturais e históricas para a vivência da cidadania. Somos filhos e filhas de uma nação nascida sob o signo da cruz e da espada, acostumados a apanhar calados, a dizer sempre “sim senho?, a «engolir sapos”, a achar “normal” as injustiças, a termos um “jeitinho’ para tudo, a não levar a sério a coisa pública, a pensar que direitos são privilégios e exigi-los é ser boçal e metido, a pensar que Deus é brasileiro e se as coisas estão como estão é por vontade Dele.

 

Os direitos que temos não nos foram conferidos, mas conquistados. Muitas vezes compreendemos os direitos como uma concessão, um favor de quem está em cima para os que estão em baixo. Contudo, a cidadania não nos é dada, ela é construída e conquistada a partir da nossa capacidade de organização, participação e intervenção social.

 

A cidadania não surge do nada como um toque de mágica, nem tão pouco a simples conquista legal de alguns direitos significa a realização destes direitos. É necessário que o cidadão participe, seja ativo, faça valer os seus direitos. Simplesmente porque existe o Código do Consumidor, automaticamente deixarão de existir os desrespeitos aos direitos do consumidor ou então estes direitos se tornarão efetivos? Não! Se o cidadão não se apropriar desses direitos fazendo-os valer, esses serão letra morta, ficarão só no papel.

 

Construir cidadania é também construir novas relações e consciências. A cidadania é algo que não se aprende com os livros, mas com a convivência, na vida social e pública. É no convívio do dia-a-dia que exercitamos a nossa cidadania, através das relações que estabelecemos com os outros, com a coisa pública e o próprio meio ambiente. A cidadania deve ser perpassada por temáticas como a solidariedade, a democracia, os direitos humanos, a ecologia, a ética.

 

A cidadania é tarefa que não termina. A cidadania não é como um dever de casa, onde faço a minha parte, apresento e pronto, acabou. Enquanto seres inacabados que somos, sempre estaremos buscando, descobrindo, criando e tomando consciência mais ampla dos d?????l???U?ireitos. Nunca poderemos chegar e entregar a tarefa pronta, pois novos desafios na vida social surgirão, demandando novas conquistas e, portanto, mais cidadania.

 

 

Ação da Cidadania realiza Fórum Nacional

 

 

No dia 30 de junho acontecerá o Fórum Nacional da Ação da Cidadania, que reuniu coordenadores de diversos estados. A parte da manhã do encontro será reservada para apresentação dos trabalhos realizados por cada um dos comitês presentes: Goiânia, Maranhão, Ceará, Roraima, Paraíba, Amazonas, São Paulo, Paraná, Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro. 

Na parte da tarde o grupo debateu a importância do acompanhamento das políticas públicas, sobretudo na área da assistência social, e apresentou suas principais demandas, como a necessidade do enfrentamento ao crack, apoio para realização a busca ativa de famílias em situação de risco, o investimento em tecnologias sociais, a confecção de uma carta com demandas, propostas e reivindicações para ser apresentada aos candidatos nas próximas eleições, acompanhamento das políticas públicas, diminuição da burocracia para certificação das organizações não governamentais e, principalmente, a criação de uma Lei de Incentivo ao Social e criação de Núcleos da Ação da Cidadania em empresas. 

O comitê Ceará se disponibilizou em sediar e organizar o próximo fórum nacional em 2015, contudo, a proposta será levada aos demais coordenadores. 

No dia seguinte, sábado, 31 de maio, todos participaram da plenária mensal realizada para os comitês locais do estado do Rio, terminando com um almoço em homenagem ao Maurício Andrade, fundador da Ação junto com Betinho, que, se vivo estivesse, faria aniversário naquele dia.

 

 

PASSEIO CICLÍSTICO É REALIZADO EM PARAÍSO PARA AJUDAR NO COMBATE À DENGUE

 

 

 

Marinha tenta expulsar população que vive há mais de 200 anos em comunidade quilombola na Bahia

 

.

O local é o preferido da presidente Dilma para passar o fim de ano

 

Os quase 500 moradores da Comunidade Quilombola Rio dos Macacos, em Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, vivem um impasse. De um lado, querem ficar na área onde, segundo relatos das famílias, estão há mais de 200 anos. De outro, sentem dificuldades para permanecer, por causa das pressões da Marinha, que disputa com eles na Justiça a posse da área de 301 hectares. Os moradores afirmam ser descendentes dos escravos de uma antiga usina de açúcar que existia na região.

 

Na década de 1950 a Marinha instalou uma base numa área vizinha à comunidade, num lugar tão bonito e tranquilo que se tornou o preferido dos presidentes da República para descansar. Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva passaram por lá. Dilma Rousseff  celebra ali as festas de final de ano. O conflito entre militares e quilombolas se acentuou quando a Marinha decidiu ampliar a base, com a retirada do local dos antigos descendentes de escravos. Eles reagiram e o caso está na Justiça Federal. A Marinha nega ameaças ou agressões aos moradores do local, mas diz considerar ilegal a ocupação da área.

Criminalista de Vitória da Conquista critica a maneira como a mídia trata a violência

Brasil tem presídios superlotados e continua construindo novos

Brasil tem presídios superlotados e continua construindo novos

Da redação

Uma das questões que mais tem sido discutidas ultimamente pela imprensa é a redução da maioridade penal. O grande número de crimes praticados por adolescentes no país, tem gerado uma forte reação da sociedade. Em muitas oportunidades se percebe posicionamentos tendenciosos dos órgãos de imprensa, que insuflam a população a ser favorável à  essa mudança. Para o advogado criminalista Márcio Brito, não é aumentando o rigor das penas nem diminuindo a maioridade  penal que vamos reduzir a criminalidade.

- Este é um raciocínio muito simplório de quem só enxerga a superfície do problema. É uma reação emocional de vingança daqueles que se consideram vítimas em potencial dos adolescentes que praticam violência. Não podemos esquecer que a fonte geradora dessa  violência nasce na falta de oportunidade.

Nas sociedade desenvolvidas, em que os jovens tem direitos como educação, saúde e  lazer garantidos, os crimes praticados por pessoas dessa faixa etária contribuem muito pouco com as estatísticas. Para o criminalista o caminho está nas políticas públicas.

- Os governantes não se interessam em investir nas políticas de longo prazo, que poderiam realmente retirar esses garotos da criminalidade, porque os resultados só começariam a aparecer em quinze ou vinte anos, e não poderiam ser revertidos em votos na próxima eleição. Causa mais impacto encher as ruas de viaturas com sirenes ligadas e construir presídios para encher de criminosos.

Pela lógica de Márcio Brito, temos que achar meios de parar de produzir criminosos, para tornar a polícia e as penas cada vez menos necessárias. Outro ponto que ele acha que contribui para manter o nosso atraso nessa questão, é o comportamento da imprensa, que banaliza a violência no noticiário e usa de estratégias sensacionalistas para chamar a atenção do público.

- Mostrar fotos de pessoas assassinadas, presos em situações humilhantes, despertar a revolta  da opinião pública  contra os menos favorecidos que praticam crimes, exigir do governo um policial em cada esquina, são comportamentos que só contribuem para tirar o foco da discussão principal – analisa o criminalista – Quem detém o poder e subtrai o dinheiro público, quem tem o dever de administrar os recursos coletivos para o benefício de todos e não cumpre essa obrigação, é muito mais criminoso do que o adolescente que rouba o seu telefone. porque subtrai o direito de milhares de cidadãos. Talvez ele seja inclusive o responsável por esse adolescente estar no mundo do crime – complementa.

Na contramão de países como Brasil, a Suécia vai fechar quatro prisões por falta de prisioneiros. A Holanda também segue pelo mesmo caminho, e prisões já foram transformadas de prejuízo em lucro para a economia: uma delas virou um hotel de luxo. Em setembro, o Ministério da Justiça anunciou o fechamento de oito presídios. A queda no número de presidiários na Suécia tem duas explicações principais: a diminuição no número de crimes e revisões judiciais que buscam penas alternativas. Duas prisões serão vendidas e outras duas emprestadas dentro do próprio governo. Essas poderão voltar a funcionar como presídios, caso seja necessário.

No Brasil, entre 2010 e 2012, o número de encarcerados cresceu 10%.  A nossa média nacional é de 253 presos para 100 mil habitantes, acima da Colômbia, com 181. Estados Unidos, cujo governo federal recentemente criou normas para afrouxar o encarceramento nos tribunais federais, continua o país mais aprisionado do mundo, com 743 detentos para cada 100 mil habitantes – bem acima da Rússia (568) e da China (122). Já na Holanda (94) e na Suécia (78) os números já são baixos, e, ao que tudo indica, podem ficar ainda menores.

Lições de cidadania: Moradores instalam Cameras

Monitoramento B

Preocupados com  a violência em Vitória da Conquista  moradores da rua 6,  na Vila Serrana II, se organizaram e resolveram instalar uma central de vídeo monitoramento. Cinco câmeras monitoram todas as  45 residências. O valor investido na central foi de 5 mil reais e representou apenas R$ 110 para cada morador. O ‘Big Brother’ da rua já em operação.

“Todas as casas serão filmadas 24h. O objetivo de nós moradores é oferecer mais segurança ao sair  e chegar em casa”, explica o taxista Gilberto, residente no bairro.  Já  o  morador  Robsom Oliveira, diz que é preciso prevenir contra a violência já que o poder público não toma a iniciativa. “Presenciamos diariamente os noticiários  dando  conta de tantos assaltos e notícias negativas. Por isso estamos nos prevenindo”, diz.

O vereador Cícero da Hospec foi citado como grande parceiro na feliz iniciativa. A avenida central de toda Vila Serrana poderá também ser monitorada. O vereador garantiu que vai colaborar para tentar viabilizar a implantação de uma central em toda extensão da avenida principal.

 

Greenpeace

Olá, !

campanha #Cadê foi lançada pelo Greenpeace em maio deste ano e agora o site está de cara nova. Além de acompanhar o andamento dos planos de mobilidade, agora é possível enviar um e-mail para o prefeito da sua cidade, cobrando dos governantes Planos de Mobilidade transparentes e participativos, que contemplem todas as questões necessárias para garantir a melhoria da mobilidade urbana de cada município. A mensagem é editável e permite incluir questões que o internauta considere importantes, conforme a cidade.

Mas sua participação nessa história pode ser ainda mais próxima do cotidiano: começou essa semana o Concurso Sardinha de Ouro, que vai apresentar as três fotos mais “enlatadas” do transporte coletivo. Passou aperto? Não perca tempo eenvie sua imagem para concorrer a três bicicletas dobráveis, que vão facilitar a sua vida - pelo menos até que a situação do transporte coletivo seja aprimorada.

Hoje, em horários de pico, a linha vermelha do metrô da cidade de São Paulo tem uma média de 11 passageiros por metro quadrado. Uma bela receita de como enlatar cidadãos, com cinco pessoas a mais por metro que o recomendado internacionalmente. Cobre dos governantes uma mudança em seu cotidiano, faça a sua parte e ajude a construir uma cidade que seja mais de todos e para todos.

PS: Ajude-nos a continuar cobrando nossos governantes e buscando soluções para a mobilidade urbana de nossas cidades. Com a sua colaboração podemos fazer muito mais. Junte-se a nós!

Abraços,
Barbara Rubim

Coordenadora da Campanha Clima e Energia
Greenpeace

Junte-se a nós
Facebook Twitter Google+
Greenpeace
 
Greenpeace

Olá, !

Na semana que passou, Kátia Abreu (PSD-TO) voltou a atacar publicamente os direitos indígenas às suas terras ocupadas tradicionalmente. Há mais de 500 anos, quando os colonizadores portugueses chegaram ao Brasil, os índios eram vistos com o mesmo olhar conservador expresso no último sábado (7), em pleno século XXI, pela digníssima senadora da República, em artigo publicado no jornal Folha de São Paulo.

Com argumentos retrógrados e preconceituosos, que representam total desconhecimento sobre a cultura e a História do Brasil, a Senadora (eleita para representar os interesses de todo povo brasileiro) insiste numa cartilha desatualizada, com os mesmos velhos argumentos usados na batalha para destruir o Código Florestal em 2011.

E a mesma história se repete: tanto durante a disputa pelo Código Florestal como agora com o ataque aos direitos indígenas, os ruralistas liderados por Kátia Abreu mostram as garras em Brasília e, no campo, os índices de desmatamento voltam a crescer.

Nesta terça-feira (10/09/2013), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apresentou os dados do sistema Deter, que mostrou uma perda florestal de 2765,6 km2 de agosto de 2012 a julho de 2013. Isso significa uma tendência de aumento do desmatamento de 35% com relação ao período anterior. É a consolidação, na prática, da ofensiva que se abre no Congresso, que busca ampliar a oferta de terras ao excludente modelo do agronegócio nacional.

A face da bancada ruralista, da qual Kátia Abreu é representante de peso, é o retrato anacrônico do Brasil feudal nos tempos em que o Brasil novo, aquele que mostrou as caras nas ruas no último mês de junho, clama por uma mudança urgente nas práticas de se fazer política e no modelo de desenvolvimento, que ainda promovem a exclusão de milhares de brasileiros.

Se você, como nós, também quer que o Brasil seja a vanguarda econômica, social e ambiental do mundo, junte-se a essa corrente e assine pelo Desmatamento Zero. Diga à Kátia e seus comparsas que queremos e vamos lutar por um novo Brasil, onde preservação do meio ambiente e inclusão social estarão na ordem do dia.

Abraços,
Danicley de Aguiar

Coordenador da Campanha Amazônia
Greenpeace

Junte-se a nós